“MOSTRA DIÁLOGOS EM MANIFESTAÇÕES CULTURAIS” MOVIMENTA ARARIPINA

Projeto do Sesc reúne artistas em lives  e workshop para fortalecer a cultura junina

De 25 a 27 de junho e 3 a 4 de julho o Sesc Ler Araripina vai realizar com o apoio da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da UFPE,  a “Mostra Diálogos em Manifestações Culturais”, que visa fortalecer a cultura junina. Em razão da pandemia, a programação é virtual e contará com shows musicais, apresentações de quadrilhas, diálogos com artistas e workshop. As transmissões serão feitas pelas redes sociais do Sesc Pernambuco. 

 

Durante a programação o público poderá assistir a lives musicais do grupo Os Gonzagas, no dia 26 de junho; Sementes Sonoras, no dia 25 de junho; apresentações de quadrilhas; acompanhar debates sobre o processo criativo e os rumos das quadrilhas em tempos de pandemia, com membros da Liga de Quadrilhas Juninas do Sertão; e interagir virtualmente participando de brincadeiras típicas deste período festivo.

 

A abertura da Mostra será no dia 25, das 9h às 11h, no canal do Sesc Pernambuco no Youtube,  com a transmissão do Diálogo com o Grupo de Pífano e Horta Sanfoneiro. Com o tema “Raiz de um Povo Sertanejo”, o bate-papo terá mediação do instrutor de atividades artísticas do Sesc, Flávio Daniel.

 

Além da programação festiva e diálogos, o Sesc Ler vai oferecer nos dias 3 e 4 de julho, das 15h às 17h, o workshop Damas Juninas , que será ministrado pela bailarina e rainha junina Mara Alexandre (Fortaleza-CE).  São apenas dez vagas para o curso, que ocorrerá por meio da plataforma Zoom. Durante os encontros, os participantes aprenderão técnicas como o balanço da saia, giros e postura. As inscrições estão abertas no site cursos.sescpe.com.br. Para participar é necessário ter a partir de 14 anos de idade.  O valor da inscrição é R$20, trabalhadores do comércio e dependentes pagam R$10. 

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Programação:

 

Sexta-feira – 25 de junho

9h às 11h (Canal do Sesc PE no Youtube) – Diálogo com o Grupo de Pífano e Horta Sanfoneiro, com o tema “Raiz de um Povo Sertanejo” – Mediação: Flavio Daniel; Charadas Juninas, Roleta Festiva e Comidas Típicas.

17h (Instagram @sescpe) – Live Recordações das quadrilhas.

18h (Instagram @sementesonoras) – Apresentação grupo Sementes Sonoras.

 

Sábado – 26 de junho

9h às 11h (Canal do Sesc PE no Youtube) – Apresentação dos pífanos; Diálogo com Forró das Meninas, com o tema “Tradição e Historia”. Mediação: Cristiano Santana; Desafios Juninos; Fogueira Maluca; Comidas Típicas.

17h (Instagram @sescpe) – Live Recordações das quadrilhas.

21h30 às 23h (Canal do Sesc PE no Youtube) – Apresentação Musical com Os Gonzagas. Mediação: Cristiano Santana.

 

Domingo – 27 de junho

13h (Live no instagram @sescpe e canal do Sesc PE no Youtube) – Mostra das Quadrilhas Juninas

 

Sábado (3 de julho) e Domingo (4 de julho)

15h às 17h (Zoom)- Workshop Damas Juninas

 

Serviço: Mostra Diálogos em Manifestações Culturais

De 25 a 27 de junho e 3 a 4 de julho

Local: Redes sociais do Sesc PE

Classificação: Livre

Informações: (87) 3873-0812