DETRAN-PE PASSA A ACEITAR PIX PARA PAGAMENTO DE TAXAS E MULTAS

Por Bianka Carvalho, TV Globo

Pagamento via PIX deve ser feito pela leitura do QR code que fica no canto direto inferior da guia gerada no site do Detran — Foto: Reprodução/TV Globo 

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) passou a aceitar o pagamento de taxas para diferentes serviços para veículos e habilitação, além de multas, via PIX. Segundo o órgão, a opção permite que a quitação do débito conste mais rapidamente no sistema.

De acordo com o departamento, podem ser pagas, via PIX, taxas como segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), comunicação de venda, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pagamento dos exames teórico e prático, adição de categoria e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Segundo o gestor de informática do Detran-PE João Martins, o cidadão faz deve acessar o site do Detran, escolher o serviço desejado e gerar a guia de pagamento. É nesse momento que fica disponível o código de barras, para o pagamento via boleto, e o QR Code, que deve ser utilizado por aqueles que preferirem quitar o débito via PIX.

“Com esse QR Code, você tem acesso ao PIX. Ao fazer a leitura do código, ele abre o aplicativo do banco, que diferentemente do código de barras que só havia cinco opções, agora tem mais de 750 opções de bancos credenciados pelo Banco Central para executar o pagamento”, explicou.

O gestor explicou, ainda, que não é necessário adicionar nenhuma outra informação no aplicativo do banco para completar a transação.

“O QR Code já dá acesso a todas as informações do banco e já identifica como pagamento do Detran. Não precisa colocar telefone, e-mail ou CPF, como as transações para pessoa física”, detalhou.