SESI ARARIPINA REALIZA A VI MOSTRA COM PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS

A Escola SESI-PE Araripina realizou, nos dias 25 e 26 de novembro, a VI Mostra com projetos e pesquisas que foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio sob a coordenação dos docentes. A edição deste ano teve como tema central “Ciência e sociedade na formação do jovem sertanejo”.

Alunos de outras escolas e a comunidade participaram da Mostra visitando as salas de aula e conhecendo a estrutura física e pedagógica da unidade escolar de Araripina, que atende toda a região do Araripe. Foram apresentados nove projetos: Sala Maker de robótica prática: conhecendo a robótica e seus campeonatos; Estaca Zero: uma atitude matemática em tempos de pandemia; Gramaticalmente brincando; O Araripe em quadrinhos: uma história contada em um passeio de bike; O sistema de defesa do corpo humano e a imunidade; A megera (in)domada ao longo dos tempos; Mapeamento das áreas verdes e ilhas de calor em municípios do Araripe: uma proposta de intervenção e, por fim, Mais Humanas: que história é essa!

As pesquisas e a organização dos espaços foram realizadas pelos alunos sob a coordenação dos professores. “Meses antes da Mostra, eles já estão focados na pesquisa e debate dos temas além de construindo a ideia dos espaços e materiais que serão usados nas apresentações. A Mostra SESI, que está na sua sexta edição, é uma ação educacional que vai além do ensino tradicional da sala de aula”, destacou a gestora do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira.

PALESTRAS E CONVÊNIOS

Durante a VI Mostra SESI de Araripina foi assinado um convênio entre a instituição e a Prefeitura de Araripina que concede, a partir de 2022, aos filhos dos servidores efetivos da prefeitura, o acesso aos descontos na mensalidade escolar bem como a concessão de bolsas de estudos.

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, esteve presente na Mostra SESI e destacou que a educação pode transformar o futuro das crianças. Ele elogiou a estrutura e os resultados da Escola SESI e garantiu a oferta de transporte escolar gratuito para os alunos.

“A vigência deste convênio é a prova de como a prefeitura acredita nos bons resultados que a Escola SESI dá aos nossos jovens e, a partir de agora, os filhos e filhas dos nossos servidores também poderão estudar aqui com toda a qualidade de ensino oferecida”, parabenizou.

Os participantes também assistiram a uma palestra com Denilson Shikako, consultor de inovação do Sebrae, que falou sobre o tema “Habilidades do ex-futuro”, que abordou sobre as 10 habilidades que, independentemente do trabalho, serão exigidas do profissional em um futuro próximo.