ESTRADAS DA INTEGRAÇÃO DO ARARIPE; LUTA CAMINHA CÉLERE PARA SOLUÇÃO FAVORÁVEL

Por Ronaldo Lacerda / Fotos: reprodução

O grupo que vem debatendo  a construção de trechos de asfalto ligando Nascente ao distrito de Socorro passando pela Serra do Inácio, e Trindade ao municpípio Dormentes  passando por Santa Filomena apresenta resultados  rápidos e satisfatórios, de forma inesperada.

Entre os entusiastas está o comerciante Ronaldo Lacerda, que  vem abrindo caminhos  via criação  de grupos de trabalho  e contatos com autoridades.

Por último, entraram na luta os deputados  Gonzaga Patriota, que  se comprometeu a levar o assunto dia 17 ao governador  Paulo Câmara; o senador Armando Monteiro, que quer se encontrar com a comissão para aprofundar o debate e encotrar soluções  ao seu alcance, assim como o deputado e ex-governado Jarbas Vasconcelos, que se propôs  a buscar soluções  para elaboração  do projeto  técnico  até setembro, através  de demanda a ser apresentada ao governador  Paulo Câmara.

Os primeiros  contatos foram favoráveis e agora a comissão  se formará e se fortalecerá para   participar  ativamente  dos  momentos  decisivos que estão por vir, frisou  Ronaldo  Lacerda, ao ser procurado pela nossa reportagem.

Ele apresentou  os primeiros registros  históricos  dessa luta que  acredita  será exitosa: fotos e ofícios  entregues pessoalmente ao deputado  Jarbas Vasconcelos e ao assessor do senador Armando Monteiro, João Batista. Lacerda frisou que este contato com a assessoria do senador Armando Monteiro foi viabilizada pelo vereador Aurismar  Cordeiro, que por motivos superiores não conseguiu se deslocar até a capital pernambucana.

As emissoras de rádio  do município e da região  estão engajadas com sólido  apoio à causa, assim como os blogs.

A PE 615 entre Nascente e o Socorro  é um trecho curto que deverá passar pela Serra do Inácio, onde se implanta um parque  eólico.

Ele encurta a distância  para o polo  gesseiro de Araripina chegar com a produção  até Petrolina e dali ao Sul do País. Também  facilita o acesso de cidades como Santa Filomena e Dormentes ao polo de Araripina e deste município aos vizinhos.

A PE 630 é um trecho  mais longo que visa ligar Trindade a Dormentes, uma luta  também  antiga.

As estradas em questão interligam não apenas cidades, sítios  e vilas, mas sobretudo  abre  caminhos para o pólo  gesseiro, parque  eólico, jazidas  de ferro, setor agropecuário  da região  mais  fértil  de Pernambuco  e, mais que isso, permite  que milhares de pessoas possam circular com rapidez e conforto em busca  de serviços  médicos, educacionais, comerciais, de serviço  e lazer, possibilitando  a abertura, inclusive, de feiras de animais e frigoríficos no entorno  de Nascente e Santa Filomena, muito fortes na pecuária  de corte e de leite, ainda mais com a produção  de mandioca na Serra do Inácio e a Transnordestina ligando aos centros  produtores de milho e soja do Piauí, o que nos faz sonhar com a abertura  de empresas produtoras de óleos  e farelos, como já ocorreu  no passado com a Icoasa e Artesa, completou Ronaldo Lacerda.

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *