O SESI Pernambuco esteve presente na segunda edição do Congresso Sertanejo de Educação, realizado no dia 13 de agosto na cidade de Serra Talhada, e trouxe como tema “Entre emoções e algoritmos: educando corações e mentes na Era da Inteligência 4.0”. O evento realizado pelo Sebrae e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu educadores, gestores, instituições e a comunidade acadêmica da região do Pajeú.
O SESI Pernambuco deu a sua contribuição com a Oficina de Cultura Maker e Robótica Educacional, ministrada por Sérgio Falcão, especialista e membro da Diretoria de Educação que levou inovação, criatividade e práticas que unem tecnologia e aprendizado de forma lúdica e transformadora. As oficinas foram assistidas por educadores das escolas públicas de diversas cidades como Carnaíba, Serra Talhada, Belém do São Francisco, Floresta, Afogados da Ingazeira entre outras. Estas capacitações fazem parte do portfólio do SESI Pernambuco e podem ser ministradas em todos os municípios pernambucanos.
De acordo com a gestora escolar do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira “a participação do SESI reforça o nosso compromisso em contribuir com a educação, desenvolvendo competências para a modernidade e estimulando o pensamento crítico, a solução de problemas e a criatividade”, afirmou.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.