A integração entre arte, ciência e cultura ganha vida por meio de projetos inovadores que unem criatividade, conhecimento e protagonismo estudantil dos alunos do SESI Araripina que participaram nesta quarta-feira, 27, do projeto Orgulho de ser SESI e abriram as portas da escola para toda a comunidade escolar.
Foram apresentados seis projetos educacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Iniciativas como “Sua Cor tem Linguagem” destacam a valorização das identidades africanas e o poder transformador da literatura e da música como instrumentos de expressão e combate ao preconceito. Já o projeto “Ciência em Versos – Cordel e Jogral para Educar e Conscientizar” promove uma experiência única ao aproximar ciência e cultura popular, resgatando tradições brasileiras em uma abordagem educativa e poética. Experiências imersivas como o “Museu das Maravilhas do Oriente”, por sua vez, transportam o público para um cenário mágico, onde conhecimento e imaginação dialogam, inspirando novas formas de ver o presente a partir do passado.
Na mesma linha, projetos como a exposição de Arte Cinética, o espaço de Ciência e Tecnologia e o Cantinho do Estudante ampliam o potencial educativo ao aproximar teoria e prática em atividades dinâmicas. Da robótica educacional ao teatro cômico, passando pelos experimentos de laboratório que despertam a curiosidade e incentivam o raciocínio lógico, cada ação fortalece o protagonismo juvenil e o aprendizado significativo.
A gestora do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira, afirma que essas iniciativas demonstram como a educação, quando aliada à inovação e à cultura, pode transformar a forma de ensinar e aprender, conectando saberes, desenvolvendo habilidades socioemocionais e inspirando futuros agentes de mudança.
Durante todo o dia, a escola SESI Araripina foi visitada por alunos da rede pública e privada que conheceram além da estrutura física, os projetos e apresentações feitos pelos alunos com orientação do corpo docente do SESI.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.