Nesta quinta-feira (21) o vereador João Doutor de Araripina, Pernambuco, perdeu o mandato através de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela Coligação Viva a Democracia. A ação acusa o vereador de abuso de poder político e assédio moral eleitoral. A votação aconteceu hoje e o vereador João Doutor perdeu o mandato por 7 votos a 0.
Com a decisão quem assume no lugar de João Doutor é o vereador João Erlan que é o primeiro suplente do PODEMOS. O processo foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) em Recife, capital do estado.
A denúncia aponta que João Doutor teria assediado moralmente prestadores de serviço municipais, prometendo a manutenção de seus contratos em troca de apoio eleitoral. Duas funcionárias demitidas afirmaram em depoimento que sofreram pressão política. Embora a Secretaria de Saúde da gestão passada tenha alegado que os desligamentos ocorreram por faltas funcionais, documentos comprovaram que os reais motivos foram diferentes, sugerindo um viés eleitoreiro nas demissões. (Araripina em foco)