INCLUSÃO DIGITAL: VICE-GOVERNADORA INAUGURA TELECENTRO NO ALTO DO PASCOAL

Foi inaugurada nesta segunda-feira (9), o Telecentro da Escola Estadual Rotary, no Alto do Pascoal, em Recife. Este equipamento faz parte de um conjunto de 33 unidades, destinadas a escolas e espaços públicos, e contam com investimento de R$ 1,1 milhão, por meio de parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

A governadora em exercício, Luciana Santos — que foi autora da emenda parlamentar que viabilizou a aquisição dos telecentros, enquanto deputada federal — participou da entrega ao lado do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e do secretário de Educação e Esportes em exercício, João Charamba. Representantes da comunidade, gestores da escola e Regional de Ensino, além de estudantes e funcionários da escola também participaram do evento.

“Esse equipamento facilita e estimula os alunos e a comunidade a pesquisar, se informar e se articular. O governador Paulo Câmara tem feito da educação sua prioridade e garantir que as escolas tenham um equipamento a altura do aprendizado que eles precisam vem colaborar com esse esforço multifacético que tem sido feito pelo Governo do estado”, disse Luciana.

Para Allysson Cauan, 17 anos, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, o espaço vai contribuir nos conteúdos de apoio e ajudar na preparação para simulados e vestibular. “Vai ajudar na acessibilidade, principalmente de pessoas que não têm internet em casa e por isso não tem muitos meios de estudar. Temos ótimos professores, esse espaço vai complementar o ensino que recebemos e ajudar tanto em simulados, quanto em provas como o Enem e na preparação para concursos públicos.”

Além de oferecer cursos básicos de informática, os Telecentros garantirão acesso à internet para a população do local, fomentando o aprendizado e o desenvolvimento local sustentável. “A ação não beneficia somente os alunos da Escola Estadual Rotary, como também jovens, adultos e idosos moradores da comunidade do Alto do Pascoal. Os Telecentros ampliam o nível de conhecimento e informação do povo”, reforçou o secretário de CT&I, Aluísio Lessa.

Cada unidade é equipada com computadores (Servidor e Estações de Trabalho), roteador, impressora multifuncional, switch, projetor multimídia, câmara IP, tela de projeção, televisor de 42 polegadas, ar condicionado split, armário, mesas e cadeiras.

“O grande trunfo desse Telecentro é a gente ter uma internet de alta velocidade, é permitir que os estudantes acessem as plataformas da SEE e façam pesquisas. Esses equipamentos são de fato para conectar os estudantes com o mundo que nós estamos vivendo de altíssima velocidade”, pontuou João Charamba.

Foto: Diego Galba/VG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *