Alepe homenageia criadores do cavalo Mangalarga Marchador de Marcha Picada de Pernambuco

Sessão solene destaca a importância cultural e histórica da raça no estado

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na quinta-feira (9), uma Reunião Solene em homenagem aos criadores do cavalo Mangalarga Marchador de Marcha Picada de Pernambuco, reconhecendo sua relevância cultural, histórica e econômica para o estado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, representou os criadores na cerimônia. Em seu discurso, destacou a trajetória e a contribuição da marcha picada para o fortalecimento da equinocultura, sendo reconhecido como principal articulador pelo retorno da marcha picada no Brasil, em especial no setor agropecuário de Pernambuco.

Durante a solenidade, o deputado Wanderson Florêncio, autor do Requerimento nº 320/2025 que motivou a homenagem, anunciou o Projeto de Lei nº 2642/2025, que reconhecerá oficialmente o cavalo Mangalarga Marchador de Marcha Picada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. O parlamentar também destacou outra proposta em tramitação: a criação da Rota Pernambucana da Cavalgada e do Cavalo de Sela, que pretende integrar 19 municípios em torno do turismo rural, cultura e desenvolvimento econômico regional.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Moraes, do presidente do Núcleo dos Criadores, Marcos Siqueira, além de criadores, técnicos, juízes, comerciantes e demais homenageados ligados à cadeia produtiva do cavalo no estado.