A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou, na última quarta-feira (14), a segunda edição do Seminário da Construção Civil do Araripe. O evento aconteceu na sede do CREA-PE, em Araripina, e contou com palestras e um painel de debates abordando temas relevantes para o setor industrial que mais cresce na região.
A palestra de abertura foi ministrada por Anne Primo, engenheira de produção e engenheira de segurança do trabalho, que abordou o tema segurança e bem-estar na engenharia. Durante sua apresentação, destacou os fatores de risco psicossociais à luz da Norma Regulamentadora nº 01, enfatizando as atualizações implementadas a partir deste
ano.
“Os riscos psicossociais sempre estiveram presentes, especialmente na NR-17. No entanto, diante do crescente número de afastamentos do trabalho, tornou-se necessário atualizar as normas para refletir a realidade atual, na qual síndromes como depressão, ansiedade e esgotamento por excesso de trabalho são cada vez mais frequentes nas empresas”, explicou.
Na segunda etapa do seminário, Andreza Pyrrho, coordenadora de Tecnologia de Materiais do SENAI-PE, apresentou o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e seus sistemas (SiAC, SiMaC e SiNAT), além de destacar os avanços do polo gesseiro na regulamentação de seus produtos por meio do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).
Em seguida, Daniel Bruno, especialista técnico do SENAI-PE, discorreu sobre as principais características dos sistemas construtivos em gesso, destacando sua eficiência, qualidade e os desafios de desempenho enfrentados pelos produtos do polo gesseiro de Pernambuco.
Encerrando o seminário, os três palestrantes participaram de um painel de debates mediado por Eduardo Bernardo, especialista em segurança do trabalho do SESI-PE. O painel contou com perguntas enviadas pelo público presente. O II Seminário da Construção Civil do Araripe contou com o apoio do CREA-PE, Sinduscon-PE, Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (AESPE), SEBRAE, SENAI e SESI.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.