Benefício pode favorecer até 60 milhões de brasileiros com descontos que podem chegar a até 100% do custo da energia na conta de luz
Entrou em vigor, no último sábado (5), a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê descontos de até 100% na parte da energia consumida por famílias de baixa renda de todo o país. A medida integra as recentes mudanças no setor elétrico e deve beneficiar milhões de brasileiros com alívio direto nas contas de luz.
A Tarifa Social é concedida às famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). O benefício é destinado às famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, às que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e àquelas que possuem em casa pessoas com necessidade de uso contínuo de aparelhos ligados à rede elétrica por razões de saúde.
O desconto na conta de luz agora poderá chegar a 100% da parte referente ao consumo de energia elétrica. Anteriormente, esse abatimento era limitado a até 65%.
A Abradee, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, alerta que, mesmo após a mudança, os beneficiários da Tarifa Social ainda poderão receber contas com valores residuais relacionados a impostos e encargos estaduais e municipais que incidem sobre a conta de luz.
“Mesmo com o desconto de até 100% na parte da energia, é importante que os beneficiários fiquem atentos à fatura. A conta de luz ainda pode incluir tributos e encargos que não são cobertos pelo benefício, como o ICMS e a taxa de iluminação pública. Esses valores, embora menores, precisam ser pagos para evitar problemas, afirma o presidente da Abradee, Marcos Madureira.
Para mais informações, acesse: https://suacontadeluz.com.br/tarifa-social/