Programação acontece a partir de 28 de julho e se volta a defender ancestralidade e identidades femininas
Saberes ancestrais, reconexão com raízes culturais e o empoderamento de identidades femininas negras são pilares centrais do Festival Quariterê, promovido pelo Sesc Pernambuco. A iniciativa, que também vai acontecer em outras unidades, chega às cidades de Araripina e Bodocó com programação a partir de 28 de julho.
Com o tema “Territórios de Afeto: histórias e resistências das mulheres negras”, a programação contará com rodas de conversas, oficinas, debate e exibição de filmes. Em Araripina, o projeto vai acontecer no dia 28 de julho, na unidade. Às 19h, a unidade vai receber Mária Ferreira, radialista e vencedora do Prêmio PNAB para Mulheres Negras na faixa etária de 30 a 59 anos por sua atuação na valorização da cultura, da identidade negra e das vozes femininas. A convidada vai liderar conversa sobre sua trajetória, compartilhar experiências e histórias reais e provocar reflexões sociais. A entrada é gratuita.
Em Bodocó, o Festival Quariterê será realizado de 28 de julho a 1º de agosto. No primeiro dia, às 10h, a abertura será com contação das histórias “Bruna e a Galinha D’Angola” e “A menina que abraça o vento” e brincadeiras afro-brasileiras. Na terça-feira (29), às 14h, haverá exibição do filme “A Cor Púrpura” para o grupo de jovens da unidade, seguido de debate sobre o enredo apresentado.
No dia 30 de julho, às 14h, o Sesc leva o projeto para a Escola de Referência em Ensino Médio Escola Artur Barros Cavalcante. O espaço vai receber conversa com a pedagoga e comunicadora Cymaria Lima, que vai falar sobre o “Empoderamento da Mulher Negra na Sociedade”. Na quinta-feira (31), a professora Etiene Colares vai reunir estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e da Escola Municipal Antonia Locio Cruz para refletir “Letramento racial e o empoderamento da mulher negra na educação”, às 19h. A edição do projeto acaba no dia 1º, com oficina de ervas medicinais e palestra sobre autocuidado, liderada pela enfermeira Naiana Pedroza. Será às 19h, na unidade.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço – Festival Quariterê
Sesc Ler Araripina
Data: 28 julho, às 19h
Entrada: gratuita
Informações: (87) 99682-0046
Endereço: Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n, Centro
Sesc Ler Bodocó
Data: 28 de julho a 1º de agosto
Entrada: gratuita
Informações: (87) 9682-0062
Endereço: Rua Luzia Couto Lóssio de Alencar, s/n – São Francisco