Teve início nesta terça-feira (29), no município de Carpina, a 2ª Jornada Técnica de Formação Cidadã, promovida pela Escola de Contas Públicas do TCE-PE em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Com o tema “Obras em Foco e Oficinas Práticas para Conselhos”, o evento reúne representantes de diversos municípios pernambucanos e segue com programação nesta quarta-feira (30), consolidando dois dias de capacitação e troca de experiências.
A abertura contou com a presença de mais de 100 participantes, além da equipe técnica e institucional da Amupe, reforçando o compromisso da entidade com a qualificação da gestão pública municipal — uma das prioridades da atual gestão presidida por Marcelo Gouveia. O prefeito de Glória do Goitá, Jaime Lima, também esteve presente e destacou a relevância do evento, especialmente diante dos desafios enfrentados na execução de obras públicas e na atuação dos conselhos municipais.
Com foco na melhoria da gestão pública, a programação aborda temas essenciais como governança em políticas públicas, universalização do saneamento, encerramento de lixões, licitações e transparência em obras, eficientização energética e controle de qualidade. Entre os palestrantes estão especialistas como Luís Eduardo Antunes, Tiago Martins, Pedro Teixeira, Márcia Macedo, Igor Souza Dantas, Obed Leite Vieira e Carnot Nogueira.
Além das palestras, a Jornada oferece uma oficina prática voltada a membros de conselhos de políticas públicas, conduzida por Sandra Inojosa. A atividade, que também continua nesta quarta-feira, trata do tema “Controle Social do Orçamento Público” e busca fortalecer a participação da sociedade civil na gestão e fiscalização das políticas públicas municipais.
A Jornada Técnica é uma iniciativa itinerante e terá novas edições ao longo do segundo semestre nas cidades de Recife, Serra Talhada, Petrolina e Garanhuns. A Amupe segue firme em sua missão de apoiar os municípios pernambucanos por meio da capacitação, integração e disseminação de boas práticas na administração pública.