A OAB Subseção Araripina promoveu o I Congresso Jurídico do Sertão do Araripe nos dias 04 a 06 de setembro com palestras, painéis de debate, apresentações acadêmicas e o III Baile do Rubi em alusão aos 35 anos de fundação da Subseção que abrange os municípios de Araripina, Trindade e Ipubi.
Nos dois primeiros dias do congresso, foram apresentadas quatro palestras e painéis de debate que abordaram temas como inteligência artificial aplicada no Direito; a relação entre câncer e trabalho; regime de bens no casamento, e união estável, após os 70 anos e os impactos do Tema 1.236 do STF e Direito Penal. As palestras foram ministradas por Ítalo Costa, Shynaide Mafra, Graciliano Cintra e Carlos Barros, respectivamente e mediadas pelos advogados Ana Paula Delmondes, Fred Kennedy, Gabriela Reis e Alcebíades Modesto que selecionaram perguntas dos congressistas e fomentaram o debate. Foram mais de 800 participantes entre estudantes de Direito, docentes, advogados, advogadas, servidores do judiciário e comunidade em geral.
Já no sábado, pela manhã, aconteceu o Congresso de Estudantes do curso de Direito com a apresentação de trabalhos acadêmicos divididos em três grupos de trabalho: Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional. Os vencedores foram, respectivamente: “Viabilidade da substituição das penas relacionadas aos crimes de trânsito à luz do artigo 312-A do CTB (Marla Samara de Carvalho Leal, Michelly Eugênia da Silva Vieira e Ricardo Alencar Sampaio); Cidadania e Democracia: combate à desinformação sobre direitos civis (Elvys Vinicius de Melo Baia e Leonardo Moura Pacheco); e O papel do Supremo Tribunal Federal na defesa da Democracia brasileira – uma análise de decisões recentes sobre separação de poderes, eleições e fake News (Suzana Silva Carvalho).
“Este congresso é mais do que um evento acadêmico, é a prova de que, quando sonhamos juntos, fazemos história. Ver a advocacia, os estudantes e a comunidade unidos em torno do conhecimento e da justiça é a maior recompensa que poderíamos ter ao celebrar os 35 anos da OAB Araripina. A reinauguração da nossa sala no Fórum e o Baile do Rubi, que homenageou advogados, advogadas e personalidades que marcaram a nossa trajetória, completaram esta semana de conquistas, reafirmando que o Sertão do Araripe é, sim, palco de saber, de memória e de futuro. Como disse Walt Disney, ‘se podemos sonhar, também podemos realizar’ — e hoje realizamos, juntos, um sonho que agora pertence a toda a nossa região”, afirmou Michelly Mororó, presidente da OAB Subseção Araripina.
CONQUISTAS E CELEBRAÇÕES

Durante a realização do I Congresso Jurídico do Sertão do Araripe, o OAB Subseção Araripina reinaugurou a sala para uso dos advogados dentro do Fórum de Araripina. A cerimônia aconteceu no dia 05 com a presença da presidente da OAB Pernambuco, Dra. Ingrid Zanella e de representantes da CAAPE e ESA-PE além dos advogados e advogadas que compõem o quadro das cidades de Araripina, Trindade e Ipubi. O espaço recebeu investimentos e modernizações e é destinado para o exercício jurídico.
Já no sábado à noite, no restaurante Mirante da Serra, também em Araripina, foi realizada a terceira edição do Baile do Rubi que, este ano, homenageou o aniversário de 35 anos de fundação da OAB Araripina. A programação festiva teve música ao vivo com Robinho e banda e Orquestra Sonata. Entre as atrações musicais, a diretoria da OAB Subseção Araripina homenageou cerca de 35 advogados, advogadas e personalidades que contribuem com a entidade ao longo de sua história.
Os eventos foram realizados pela OAB Araripina, OAB Pernambuco, CAAPE e ESA-PE e tiveram o apoio do SEBRAE, das prefeituras de Araripina, Ipubi e Trindade, da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) e da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA) além do patrocínio da Areca, Empório Flora Pura, Qbombom Sorvetes e Posto Garfort.