GOVERNO DE PERNAMBUCO DISCUTE COM PREFEITURA DO IPOJUCA SOLUÇÕES PARA ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM PORTO DE GALINHAS

Nesta quinta-feira (11/3), representantes do Governo do Estado se reuniram com a Prefeitura do Ipojuca para debater ações conjuntas voltadas para solucionar o tema do esgotamento sanitário em Porto de Galinhas. A secretária estadual de Infraestrutura

e Recursos Hidricos, Fernandha Batista, e o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, receberam a prefeita do município Célia Sales, a secretária municipal de Infraestrutura, Giuliana Cavalcanti, e a diretora de Obras, Flávia Ribas. Também participou do encontro o deputado estadual Romero Sales.

Na ocasião, foi discutida a importância de ações conjuntas para a solução definitiva do tema. “O Governo do Estado irá empenhar todos os esforços no sentido de garantir a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Porto de Galinhas. Importante focarmos conjuntamente nas obras definitivas. O objetivo é, além de trabalhar para viabilizar a iniciativa, garantir ações emergenciais para a localidade, e é fundamental que isso tudo seja feito em parceira com a gestão municipal”, comentou Fernandha Batista.

AGENDA – Na manhã de hoje, Fernandha Batista esteve em Ipojuca, onde vistoriou o andamento de obras de infraestrutura hídrica e viária. A gestora conferiu o andamento das obras de recuperação estrutural da Ponte do Caxito, na rodovia PE-038, que liga o distrito de Nossa Senhora do Ó à sede do município. As intervenções na localidade são executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e incluem, ainda, a pavimentação do acesso ao equipamento com extensão de 320 metros. A iniciativa, que faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco e conta com investimento de R$ 1 milhão, será concluída até o final de março. Fernandha aproveitou a passagem pela cidade, ainda, para conferir de perto a implantação da sinalização horizontal e vertical, de lombadas, sinalizadores e faixa de pedestre na PE-09, na altura da comunidade Zé Pojuca. A ação vai levar mais segurança para cinco mil moradores dessa localidade.

Também foi vistoriada a fase de teste para expansão da rede de abastecimento do município. Em visita à comunidade do Campo do Avião, a gestora destacou o investimento de R$ 2,5 milhões da Companhia para ampliação do sistema que visa levar água regular, em quantidade e qualidade adequada, para as localidades do entorno, como os imóveis existentes em 12 escadarias próximas.

Foto: Flávio Japa