Pelo décimo quarto ano consecutivo Martinho Filho e Genival da Vila reúnem os amigos para fazer uma grande confraternização de final de ano. Tradicionalmente eles promovem uma partida de futebol, onde as duas equipes são formadas pelos amigos de Martinho Filho contra os amigos de Genival da Vila. Essa foi uma forma encontrada pelos amigos Martinho e Genival de celebrar no final de ano a amizade conquistada há bastante tempo. Uma partida de futebol, onde o principal objetivo e manter forte os lanços de amizade, carinho e respeito. Além da partida de futebol, o encontro dos amigos tem o lado solidário, onde cada participante faz a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que são destinados ás famílias carentes da Vila Santa Maria. Assim como em anos anteriores, o encontro também servirá para prestar homenagens aos amigos que nos deixaram e estão no plano celestial. Serão homenageados o atleta Nando, que fazia parte do time dos amigos de Genival da Vila; o amigo Bringelão, um dos idealizadores e organizador do evento; e Erivelto, que integrava o Terço dos Homens da Vila Santa Maria O jogo dos amigos está marcado para acontecer no próximo sábado, dia 10, no campo da Vila Santa Maria, a partir das 15h00.

A aproximação do fim do ano e a liberação do 13º salário impulsionam a atividade nos canteiros de obras em todo o Estado. Na mesma proporção, crescem os riscos de acidentes, já que a construção e a manutenção civil estão entre as principais causas de ocorrências com vítimas envolvendo a rede elétrica. Por isso, a Neoenergia Pernambuco age de forma preventiva, levando informação à população e chamando a atenção para os cuidados que devem ser adotados na hora de construir ou reformar.

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é mais uma das regras de segurança e, infelizmente, a mais negligenciada. A aproximação das obras da rede elétrica, somadas à falta de atenção, o desconhecimento dos perigos e o manuseio inadequado das ferramentas podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada.

Antes de começar qualquer intervenção, é preciso estar ciente de que as paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da distribuidora estão autorizadas a tomar tal iniciativa. Mesmo construindo distante dos fios, ao manusear arames, réguas de alumínio, vergalhões de ferro ou outros materiais metálicos, o cuidado é para não os inclinar, evitando, assim, o toque eventual na rede elétrica.

As obras em lajes ou no segundo e terceiro pavimentos exigem ainda mais prudência, porque ficam mais próximas da rede de média tensão. A Neoenergia Pernambuco lembra que na parte alta dos postes estão as linhas de 13,8 mil Volts ou mais. Uma aproximação dessa fiação é suficiente para provocar uma descarga elétrica de alta intensidade que pode causar queimaduras graves, levando até mesmo à morte.

A mesma recomendação vale para construção e reforma de telhados. O manejo de treliças, madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia. Como esses, outros serviços como pintura de fachadas, instalação de painéis e trabalhos em andaimes devem seguir a mesma regra, de manter distância da rede de distribuição elétrica.

Só instale antenas de rádio e TV longe da rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidades. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou inclina-los, sob o risco de atingir cabos energizados. Não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva e, caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.

MAIS DICAS DE SEGURANÇA

  • Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;
  • Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;
  • Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;
  • Sempre use os equipamentos de segurança;
  • Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;
  • Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material.
  • Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: sempre verifique a altura do caminhão em relação a rede;
  • Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
  • Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116.

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO – A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).