ESTADO APRESENTA PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARA A BARRAGEM DE NILO COELH

O reservatório fica localizado em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, e sua manutenção foi debatida durante Audiência Pública na cidade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, e a Prefeitura de Terra Nova realizaram, nesta terça-feira (18/2), Audiência Pública para debater a situação da Barragem Senador Nilo Coelho. Na ocasião, a administração estadual apresentou o projeto de recuperação estrutural do reservatório. A audiência aconteceu na quadra poliesportiva, no Centro do município, e contou com a presença da prefeita Aline Freire, do vice prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas, do deputado estadual Lucas Ramos, do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, além de aproximadamente 200 representantes da sociedade civil, de órgãos como o Conselho de Usuário de Nilo Coelho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), a Defesa Civil municipal e estadual, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade  (Semas) e da Codevasf.

No encontro, a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, falou sobre a situação da Barragem Nilo Coelho e o engenheiro da pasta, Gastão Cerquinha, apresentou o projeto de recuperação do reservatório, que está em fase de conclusão pelo Governo do Estado. Representantes da APAC mostraram ainda a previsão climática para o período chuvoso de 2020 e o Estado Hidrológico do reservatório.

 “O Governo de Pernambuco está empenhado em realizar a recuperação da barragem por entender a importância da água para os agricultores da região. Por isso, todo o trabalho será desenvolvido sem que seja necessário seu esvaziamento. Enquanto o projeto está sendo concluído, a equipe da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos (SERH) já trabalha no edital de licitação para que a obra seja iniciada ainda este ano, concomitantemente,  está concluindo o edital para licitação do PSB (Plano de Segurança de Barragem) e do PAE (Plano de Ações Emergenciais), explica a executiva.

De acordo com a gestora, por conta disso, o nível da barragem está sendo mantido em torno de 20% da sua capacidade total de acumulação, encontrando-se hoje em 24%. O monitoramento diário é realizado pela equipe técnica do órgão estadual.

O valor da obra de recuperação da barragem deve girar em torno de R$ 4,5 milhões e os recursos para execução dos serviços devem ser captados por meio de convênios junto ao Governo Federal. A previsão é que as obras  durem 10 meses, podendo ser concluídos antes. “O esforço da administração estadual é para garantir a segurança dos moradores do município e a gestão social da água para quem depende dela na região”, salienta Simone Rosa.

Manutenção – Com o objetivo de garantir a segurança das barragens em Pernambuco, o Estado tem realizado vistorias periódicas. Somente o reservatório de Nilo Coelho foi vistoriado duas vezes em 2019, inclusive, em dezembro com consultores contratados, que confirmaram a situação. Atualmente, ele se encontra no Nível de Emergência 3, de acordo com a Lei Nacional da Segurança de Barragem – Lei nº 12.334/2010. As inspeções realizadas garantem a estabilidade estrutural da barragem, chamando atenção apenas para caso de vertimento, ou seja, caso acumule mais água do que a sua capacidade. Por isso, a necessidade de monitorar o volume acumulado.

Foto: Flávio Japa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *