POLÍCIA FEDERAL FAZ ALERTA SOBRE AUMENTO DE GOLPES PELA INTERNET

A Polícia Federal emitiu alerta sobre o aumento de golpes praticados pela internet, e as três maneiras mais utilizadas pelos criminosos para enganar a população. De acordo com a PF, a maioria desses crimes é de competência da Polícia Civil, no entanto, com o aumento das denúncias, o Grupo de Ação Social, que integra a entidade, decidiu alertar a população.

Segundo o Grupo, o fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa, informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e com esses dados eles podem abrir contas correntes, ter acesso à compra em cartões de crédito, contrair empréstimos e outros golpes.

As formas mais comuns são: o falso motoboy, a clonagem de whatsapp, e o golpe da central telefônica. Para a polícia, a dica para se livrar desse golpe é jamais em hipótese nenhuma passar quaisquer informações pessoas ou financeiras através dessas ligações. Deve-se entrar em contato direto com o banco ou empresa somente pelo telefone oficial do serviço de assistência ao cliente.

Quem tiver sido vítima de algum desses golpes deve fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência ou um boletim virtual no site.