IDEATHON APRESENTA SOLUÇÕES E MODELOS DE STARTUPS EM EVENTO NO SESI ARARIPINA

Os alunos da Escola SESI de Araripina participaram, nos dias 29 a 31 de julho, da primeira edição da Ideathon, uma maratona de ideias realizada pelo SEBRAE-PE em parceria com o SESI-PE e que teve como objetivo apresentar as temáticas ligadas à inovação e fomentar a criação de startups. Durante os três dias, foram realizadas palestras com os consultores Guilherme Alves, Edison Almeida, Paulo Carvalho e Henderson Ramon sobre temáticas que estão ligadas à inovação e tecnologia como BIG IDEA, Design Thinking, Canvas You e Pitch.

Além dessas palestras, os alunos foram agrupados em 16 equipes com cinco integrantes e foram submetidos a problemas reais de empresas de diversos setores que estavam presentes no Ideathon. A partir de então, eles analisaram os problemas e apontaram soluções através da criação de startups.

Das 16 equipes, três foram selecionadas como as melhores soluções para as problemáticas apresentadas pelos empresários. Em primeiro lugar ficou a equipe HELPERS, que apresentou uma plataforma de conexão de profissionais com moradores de Araripina que precisam de serviços gerais (faxina, construção civil, educação, etc). Em segundo lugar ficou a equipe More Money, que apresentou a ideia de um aplicativo que pretende acabar com o endividamento no Brasil, gerando conteúdos sobre finanças e empreendedorismo. E, na terceira colocação, ficou a R_e-lixo que é uma solução de impacto social que visa diminuir a quantidade de lixo eletrônico na região do Araripe.

As três primeiras colocadas foram premiadas, respectivamente, com uma viagem ao Armazém da Criatividade na cidade de Caruaru – PE; uma visita à UNIVASF na cidade de Petrolina; e com brindes institucionais.

O primeiro Ideathon realizado na região do Araripe é uma iniciativa do SEBRAE-PE através da Unidade Regional do Araripe e do Hub Inova Araripe, e teve o apoio do SESI-PE e a participação de empresários e representantes de instituições que foram os jurados do evento: Dantas Miquéias (Auren Energia); Ricardo Jacó, diretor da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão; Jôsy de Oliveira, advogada, Saulo Alencar (Trevo Gesso); Jeferson Duarte, presidente do SINDUSGESSO; Ana Mary Ferreira, gestora do SESI Araripina; Rossana Webster e Luana Alencar, do SEBRAE Unidade Regional do Araripe.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.