Tinder político: conheça a primeira plataforma da América Latina voltada para campanhas femininas

Criada pelo Instituto Vamos Juntas em parceria com a empresária Veronica Taquette, a Deu Match! conecta voluntários a candidatas em todas as regiões do Brasil, independente da ideologia política ou partido

O engajamento da sociedade civil pode ser determinante para a presença de mulheres na política. Hoje, elas representam apenas 15% do Congresso Nacional, um índice baixo e que mantem o Brasil na 156ª posição no ranking mundial de presença feminina em Parlamento, segundo dados da União Interparlamentar (UIP). A falta de recursos financeiros dificulta também que elas desenvolvam campanhas políticas competitivas. Do fundo eleitoral e do fundo partidário, apenas 30% são repassados para financiar essas campanhas, enquanto 70% são para candidaturas masculinas. E com muita frequência,  esses recursos não são devidamente repassados.
Pensando em parcerias duradouras, surgiu a Deu Match! – a primeira plataforma da América Latina a casar algoritmos que conectam pessoas dispostas a apoiarem campanhas e candidatas femininas que precisam de apoio para se eleger! Segundo a responsável pela condução com as candidatas apoiadas, Carol Plothow, existe dificuldade dos voluntários em encontrar facilmente candidaturas para colaborar, e mesmo depois de encontrarem, podem e, de fato, ocorrem algumas desistências, seja por incompatibilidade do voluntário-candidato ou indecisão da área de atuação na campanha. E é por isso que a Deu Match! nasceu.
A voluntária em tecnologia do Instituto Vamos Juntas, Amabile Araujo, explica o funcionamento: “O match é feito a partir de um algoritmo que casa perfis que tenham sinergia entre bandeiras, ideologias e áreas de atuação nas quais o voluntário tem interesse”. Para se ter uma ideia, o piloto da plataforma contemplou as candidaturas do Instituto, que neste ano já somam 140 nos 26 estados brasileiros, e, agora, a ideia é abrir para a participação de candidatas do país inteiro.
A Deu Match! foi idealizada pelo Instituto Vamos Juntas em parceria com a empresária Veronica Taquette. A instituição é suprapartidária e nacional, que luta pela igualdade de gênero na política, impulsionando candidaturas femininas e mobilizando a sociedade civil para aumentar a presença de mulheres em espaços de poder político. Neste ano, o projeto apoia mais de 140 mulheres. Elas são 23% LBT’s e 54% não brancas (indígenas, negras, amarelas) de 26 estados brasileiros e 18 partidos. Em 2020, o Instituto conseguiu eleger 12 vereadoras distribuídas em dez estados do país.

Instituto Vamos Juntas