Araripina avança na elaboração do plano de ação para utilização dos recursos da Lei Paulo Gustavo

Na manhã desta quarta-feira (07), a Secretaria de Cultura de Araripina realizou a segunda escuta pública para discutir a aplicação dos recursos destinados aos artistas por meio da Lei Paulo Gustavo. O evento, conduzido pelo secretário de Cultura, Sebastião Dias, teve lugar no auditório do Sebrae e contou com a participação do agente cultural Marcos Santana, representante da consultoria M.A.S Empreendimentos Culturais, que ministrou uma palestra sobre a legislação.

A Lei Paulo Gustavo representa o maior investimento direto no setor cultural já realizado no Brasil, com um montante aproximado de R$ 3,8 bilhões destinados a projetos e ações culturais em todo o país. Os artistas e agentes culturais terão acesso a esses recursos por meio de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços, além de outras formas simplificadas de seleção pública.

O objetivo da escuta pública foi desenvolver um plano de ação para o município de Araripina, visando aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados pelo Governo Federal. Durante o evento, Marcos Santana compartilhou seu conhecimento sobre a Lei Paulo Gustavo, esclarecendo dúvidas e fornecendo orientações para os presentes.

Com a realização dessas escutas públicas, Araripina está empenhada em avançar na elaboração de seu plano de ação. A expectativa é que, em breve, os recursos da Lei Paulo Gustavo estejam disponíveis para os artistas locais. Essa iniciativa trará um impulso significativo ao setor cultural da região, permitindo o financiamento de projetos, a realização de eventos culturais e a promoção de diversas atividades artísticas.

Segundo o secretário Sebastião Dias, o investimento proporcionado pela Lei Paulo Gustavo é uma grande oportunidade para impulsionar a economia criativa de Araripina, valorizando e fortalecendo o trabalho dos artistas locais. “Esses recursos vão permitir a ampliação do acesso à cultura e no enriquecimento do cenário artístico do nosso município. A Secretaria de Cultura continuará trabalhando em conjunto com os artistas e agentes culturais locais, garantindo transparência e eficiência na distribuição dos recursos. A próxima etapa será a elaboração de editais e chamadas públicas, que permitirão a seleção dos projetos mais relevantes para receber o financiamento”, finalizou.

Com a implementação da Lei Paulo Gustavo e a participação ativa da comunidade artística de Araripina, o município está posicionado para impulsionar seu cenário cultural, valorizando a diversidade e o talento de seus artistas.