Festival de Inverno: Neoenergia prepara rede elétrica e investe na qualidade e sustentabilidade do serviço em Garanhuns

A cidade de Garanhuns se prepara para realizar mais um ano do Festival de Inverno. E para que tudo ocorra da melhor forma possível, a Neoenergia está realizando uma série de ações preventivas na rede de distribuição de energia elétrica do município e região, principalmente nos circuitos que atendem os Polos localizados na Praça Mestre Dominguinhos, Parque Euclides Dourado e demais polos espalhados pela cidade. A intenção é garantir a qualidade, a segurança, a confiabilidade e a continuidade do serviço durante todos os dias do Festival, que começa no dia 21 de e vai até dia 30 de julho.

As ações visando o período da festa em Garanhuns começaram ainda no primeiro trimestre deste ano. Foram realizadas 600 podas em árvores que possuíam galhos próximos à rede de distribuição. Mais de 400 km de rede foram inspecionados com aparelho termográfico e a correção de  350 pontos quentes nos circuitos, evitando futuros defeitos. Dentro dessa inspeção estão os circuitos de média e baixa tensão que atendem aos 20 polos do festival.

Investimentos – As ações voltadas para o FIG deste ano, em Garanhuns, fazem parte de um planejamento estruturado pela Neoenergia com a finalidade de oferecer um serviço cada vez melhor aos moradores locais e turistas que costumam encher os hotéis nesse período de julho. Apenas neste ano, estão previstos mais de R$ 7,2 milhões em investimentos para toda a região. Um número bastante expressivo e que tem como finalidade ampliar a distribuição com qualidade e segurança. 

Um dos principais itens contidos neste investimento é a instalação de religadores. Foram realizados testes nos 10 religadores de linha que protegem os circuitos que atenderão diretamente ao evento. Com este equipamento inteligente, conseguirmos reduzir a quantidade de clientes que podem sofrer com a interrupção no fornecimento de energia, pois possibilita o isolamento do defeito em trechos menores e transferências automáticas da nossa rede reduzindo o impacto da falta de energia percebida pelos nossos clientes.

Obras – As ações voltadas para o Festival de Inverno deste ano, em Garanhuns, fazem parte de um planejamento estruturado pela Neoenergia Pernambuco com a finalidade de oferecer um serviço cada vez melhor para os garanhuenses. Foram instalados 360 espaçadores para melhorar a segurança na rede elétrica.

Sustentabilidade –  Para a conscientização do uso seguro e sustentável de energia elétrica, a Neoenergia chegará em Garanhuns com o Programa de Eficiência Energética, através das ações da Unidade Móvel Educativa (UME), que promoverá dicas no consumo de energia de forma interativa e tecnológica, entre os dias 21 a 30 de julho. O caminhão está estacionado no Parque Euclides Dourado, em frente à Rodoviária, com o funcionamento durante os dias de semana das 8h às 18h, já no final de semana das 9h às 19h.

Esquema especial – A Neoenergia coloca em operação, a partir do dia 20 de julho, o esquema especial, em Garanhuns. Até o encerramento das comemorações, no dia 30 de julho. Foram mobilizados técnicos, eletricistas, engenheiros e coordenadores extras para monitorar o fornecimento e atuar em possíveis situações emergenciais. Um aumento de 30% das equipes durante os dez dias de evento.

Para imprimir maior agilidade ao atendimento, equipes ficarão próximo à Praça Mestre Dominguinhos, local central do evento e  de onde poderão ser deslocadas em eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento.

Ligações provisórias – A Neoenergia Pernambuco reforça o alerta de segurança para gestores públicos, organizadores de festas e comerciantes para importância do uso seguro da energia elétrica através  das ligações provisórias durante o Festival. A expectativa é receber cerca de 130 pedidos de ligação provisória de palcos, camarins, barracas, camarotes e circo.

“O Festival de Inverno reúne milhares de pessoas, em vários locais do Estado. Por isso, o cuidado com a ligação provisória deve ser redobrado, pois garante não apenas o fornecimento de qualidade, como a segurança de todos. A ligação clandestina, além de crime, representa risco para quem faz e para quem está próximo, além de comprometer o fornecimento de energia. Temos o compromisso de fornecer segurança e qualidade à população”alerta o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Marcos Eduardo.

É importante deixar claro que, por questão de segurança, não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis em carroças, vans e caminhões. Ligações clandestinas que porventura forem identificadas nos locais de festas serão retiradas imediatamente pelas equipes técnicas. Os valores consumidos serão cobrados retroativamente e o infrator pode responder judicialmente por furto de energia.

Como solicitar a ligação provisória​:

As solicitações podem ser feitas pelo nosso canal WhatsApp (81) 3217.6990, nas lojas de atendimento ou na rede credenciada da Neoenergia Pernambuco espalhada por todo o Estado. O pedido precisa ser realizado com antecedência de, pelo menos, cinco dias úteis do início da utilização do fornecimento da energia elétrica.

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos:

•    Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;

•    Contrato de locação em casos de local particular ou documento de propriedade;

•    Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (se pessoa jurídica);

•    RG e CPF.

Ao declarar informações como a carga a ser utilizada e o período de uso da energia, o cliente receberá uma “Fatura de Caução” e “taxa de serviço” que poderá ser paga no ato do atendimento por meio de cartão de débito ou na rede bancária, e deverá reapresentada paga no atendimento para liberação da ligação.

Ao ser feito o pedido, o “padrão de entrada” deverá estar pronto para receber a ligação provisória de energia.