Araripina adere ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para combater a precariedade menstrual nas escolas

Araripina, município localizado no sertão de Pernambuco, anunciou nesta segunda-feira (24) sua adesão ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Este movimento, liderado pelo Ministério da Saúde, visa combater a precariedade menstrual e promover a saúde e higiene entre estudantes das escolas municipais. A secretária municipal de Saúde, Roberta Falcão, presidiu o evento, destacando a importância dessa iniciativa.

“A falta de acesso a produtos de higiene menstrual é uma barreira para o pleno desenvolvimento e inclusão social de nossas meninas e mulheres”, ressaltou Roberta, acrescentando que a iniciativa é crucial para garantir o direito à saúde e à educação das jovens.

A precariedade menstrual é um problema significativo que se refere à dificuldade de acesso e aquisição de produtos de higiene durante o ciclo menstrual feminino. O programa busca não apenas combater essa situação, mas também oferecer cuidados básicos de saúde e desenvolver mecanismos para incluir as mulheres em programas voltados para a saúde menstrual.

Em Araripina, o programa vai fornecer gratuitamente absorventes higiênicos para estudantes de 9 a 15 anos matriculadas na rede municipal de ensino e que estão em situação de precariedade menstrual, além disso, serão promovidas ações educativas sobre saúde, prevenção de doenças, planejamento familiar e sexual. No evento, algumas estudantes já receberam um kit com seis pacotes de absorventes. Cerca de 448 adolescentes de oito escolas municipais serão beneficiadas nesta primeira etapa.

Entre as autoridades presentes no evento estavam a deputada estadual e primeira-dama de Araripina, Socorro Pimentel; a secretária de Educação, Ana Paula Ramos; a coordenadora do Saúde da Mulher, Carla Rocha; a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Jackeline Cirilo, além de diretoras de escolas e mães.

Pernambuco – Em um âmbito mais amplo, no dia 17 de julho, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sancionou o projeto de lei (740/2023) que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos no estado. Este programa beneficiará estudantes matriculadas nas escolas públicas estaduais, mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob a gestão estadual, mulheres que se encontram recolhidas em unidades do sistema prisional estadual e mulheres que se encontram em internação em estabelecimento educacional estadual em decorrência de cumprimento de medida socioeducativa.