Prefeito de Araripina, deputada Socorro Pimentel e Governo do Estado discutem futuro do Centro Tecnológico do Araripe

Em uma reunião articulada pela deputada estadual Socorro Pimentel (UB), o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, se encontrou nesta quarta-feira (16) com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Vidal, a fim de discutir o futuro do Centro Tecnológico do Araripe, localizado na cidade de Araripina. O centro, que havia sido negligenciado e deixado em estado de abandono pelo governo estadual anterior, estava à margem de suas funções originais.
O encontro teve como objetivo principal uma proposta para um termo de cooperação entre o estado e o município para transformar o local em um Centro Avançado de Tecnologia. Isso ampliaria as funções do espaço, incorporando atividades econômicas e produtivas essenciais para a região, como apicultura, mandiocultura, produção de energia através de fontes eólica e solar, e a indústria do gesso – atividade tradicionalmente importante para Araripina e região do Araripe.
“Estamos diante de uma oportunidade única de resgatar o potencial desse centro e dar a ele uma função vital para o desenvolvimento de nossa cidade e de toda a região. Esta parceria vai não apenas revitalizar um espaço que estava esquecido, mas transformá-lo em um motor de inovação e progresso para o sertão pernambucano”, disse o prefeito Pimentel.
A parceria poderá trazer significativos benefícios para a economia local e para a comunidade acadêmica e de pesquisa, potencializando o desenvolvimento de Araripina e do sertão pernambucano. O Centro Tecnológico do Araripe, uma vez reestruturado, pode se tornar um polo de referência e atrair investimentos, pesquisadores e empreendedores de todo o país.