OAB PERNAMBUCO INICIA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO PARA COBRAR CELERIDADE NO JUDICIÁRIO

Na luta constante para assegurar os direitos dos advogados, advogadas e sociedade civil, a OAB Pernambuco encabeça, novamente, uma campanha de mobilização para cobrar celeridade e melhoria no atendimento no serviço judiciário de Pernambuco. Em tempos difíceis de pandemia, o TJPE anuncia o reajuste no auxílio-alimentação, aumenta a gratificação de acumulação de comarcas aos magistrados, renovam a frota de veículos e, em contrapartida, permanecem com os fóruns fechados, comarcas extintas e processos físicos ainda não digitalizados.

O prejuízo causado pela morosidade do judiciário pernambucano não recai apenas sob os advogados e advogadas, mas, principalmente, sob toda a sociedade civil. Para calcular o tamanho do prejuízo, se pega um recorte entre os dias 16 de dezembro de 2020 até hoje, dia 17 de junho de 2021, onde é constatado que, neste período, os processos físicos do TJPE só estiveram em curso durante dezoito dias.

Para isso, a OAB-PE recorreu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando a digitalização imediata dos processos que ainda tramitam em meio físico, melhorias nos sistemas operacionais como PJe e no atendimento à advocacia pernambucana. “Está havendo uma verdadeira inversão de prioridades no judiciário pernambucano. É fundamental que a sociedade se junte a nós neste importante pleito, precisamos fazer a pressão necessária para garantirmos o pleno funcionamento do nosso judiciário”, destacou o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.
Foto: Alysson Maria/OAB-PE