POLÍCIA CIVIL-PE ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR OPERAÇÃO QUE CAUSOU A MORTE DE PM

Por meio de nota oficial, a Polícia Civil de Pernambuco declarou que irá abrir um inquérito para investigar os suspeitos presos na operação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Petrolina, que causou a morte do militar Joanilson da Silva Amorim, de 33 anos, integrante da Polícia Militar da Bahia, na noite dessa segunda-feira (13), no bairro Jardim São Paulo.

De acordo com o relatório policial, Joanilson estava à paisana no momento da ação e foi alvejado por engano. A PC ressaltou que investigará as circunstâncias da operação que levaram ao óbito. “Um delegado foi especialmente designado para apurar os fatos com rigor e isenção. Além disso, a Corregedoria Geral da SDS também foi acionada e abriu investigação preliminar para investigar a atuação policial no âmbito disciplinar”, disse a nota.

A Polícia Civil de Pernambuco ressaltou que é uma polícia técnica e que busca sempre a preservação da vida. “Um levantamento do Pacto pela Vida mostrou que, desde 2007, a Polícia Civil desencadeou 563 Operações de Repressão Qualificada, resultando em 6.385 prisões. Em nenhuma dessas operações, que envolvem planejamento, uso da inteligência policial, maior efetivo e recursos, houve confrontos tampouco mortes de policiais ou suspeitos”, concluiu. (Por Carlos Britto)