INDÚSTRIA PERNAMBUCANA INICIA 2022 MENOS CONFIANTE, REVELA PESQUISA

Apesar de o resultado ter caído, o indicador permanece no cenário otimista, acima dos 50 pontos.

Os empresários do setor industrial de Pernambuco começam o ano em estado de alerta. Isso porque, diferentemente do que se projetava, janeiro se inicia com a confiança do setor em queda em virtude dos novos casos de Covid-19 e de Influenza (H3N2). Segundo dados da FIEPE sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) deste mês, o recuou foi de 1 ponto percentual em relação a dezembro, passando de 57,2 para 56,2 pontos.

Na avaliação do economista da FIEPE, Cézar Andrade, houve uma frustração porque havia, no fim de 2021, uma perspectiva de que o ambiente econômico melhorasse com a virada do ano. “É inevitável esse impacto, sobretudo porque o avanço da contaminação afasta muitos colaboradores, põe em risco a produtividade e frustra a continuidade da retomada econômica”, avaliou.

O resultado deste mês também foi menor 2,8 pontos se comparado ao de janeiro de 2021. “Ano passado, nesta mesma época, estávamos iniciando a vacinação e a esperança ainda engatinhava. Este ano, não. A vacinação avança de forma acelerada e boa parte das atividades econômicas funciona normalmente, por isso o banho de água fria”, afirmou Andrade.

Apesar de o resultado ter caído, o indicador permanece no cenário otimista, acima dos 50 pontos.  É que o ICEI varia entre 0 e 100 pontos, tendo uma linha de corte em 50 pontos. Dados acima de 50 indica confiança e abaixo, falta de confiança.

Para se chegar ao resultado mensal, a FIEPE considerou dois ambientes macroeconômicos: o indicador de condições atuais e o de expectativas econômicas. No primeiro, o índice também apresentou queda na passagem de dezembro para janeiro, de 0,9 ponto, chegando a 51,6 pontos. Bem no limite.

Já o segundo, o de expectativas, caiu 1,1 ponto percentual na transição dos meses, registrando 58,5 pontos. Mesmo em retração, percebeu-se um otimismo bem elevado com relação ao futuro, atribuído ao contínuo avanço da vacinação e, possivelmente, ao fim da fase mais aguda da pandemia, como divulgou recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Brasil X Pernambuco

A indústria pernambucana vem acompanhando o cenário nacional, pois, no Brasil, está acontecendo o mesmo movimento. Neste mês, a confiança da indústria brasileira também caiu, chegando aos 55,9 pontos. Em dezembro, o resultado foi de 56,7 pontos. Em janeiro de 2021, alcançou o melhor desempenho, com 60,9 pontos percentuais.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.