Presidente da Iberdrola e CEO da Neoenergia se reúnem com a governadora Raquel Lyra para debater a transição energética em Pernambuco

Eduardo Capelastegui, Ignacio Galán, Raquel Lyra, Priscila Krause, Solange Ribeiro, Saulo Cabral e João Paulo Neves – Foto: Leo Caldas

A transição energética e a ampliação do uso de energias renováveis em Pernambuco foram os principais assuntos debatidos no encontro entre a governadora Raquel Lyra e o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, nesta quinta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas. O CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, também participou da reunião, que teve como pauta, ainda, os investimentos do grupo no estado.

A Iberdrola e a Neoenergia são empresas comprometidas com a transição energética. A possibilidade de debater o assunto com o Governo de Pernambuco e saber que o estado também tem interesse em investir em matrizes sustentáveis de energia torna o objetivo mais acessível”, comentou o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán.

Além de produzir energia limpa e sustentável à população, os investimentos em transição energética também podem representar geração de empregos no estado. “Pernambuco detém hoje três grandes fábricas de equipamentos para geração de energia eólica. O Estado conta, ainda, com várias empresas de menor porte que fabricam partes e componentes para as fábricas de maior porte. Ao contrário dos grandes parques eólicos e solares, cuja massa de empregos se dá apenas na fase de construção, os fabricantes de equipamento geram empregos diretos e indiretos de forma permanente”, ressaltou a Governadora do Estado, Raquel Lyra.

A mudança da matriz energética na Ilha de Fernando de Noronha também foi tema do encontro. “Fernando de Noronha é um exemplo do compromisso da Neoenergia com a descarbonização e sustentabilidade nos seus negócios. Através do Programa Energia Sustentável Noronha, estamos desenvolvendo soluções energéticas renováveis e de estímulo à preservação do ecossistema na Ilha. Nos próximos anos, continuaremos investindo para tornar o arquipélago um exemplo de sustentabilidade para todo o mundo”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

Também participaram da reunião a vice-governadora Priscila Krause, os secretários estaduais Fernando Holanda (chefe da Assessoria Especial), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); o diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral;  a diretora-presidente adjunta da Neoenergia, Solange Ribeiro e o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO – A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).