Férias: como criar rotinas saudáveis com os filhos?

Especialistas dão orientações para quem quer estimular as habilidades sociais e garantir uma alimentação equilibrada durante o recesso escolar

Por Vera Cruz Comunicação

Criar uma rotina saudável para crianças desde cedo é um hábito que colabora para que elas cresçam mais seguras e com uma sensação de conforto e confiança, uma vez que sabem o que vai acontecer durante o dia. Colocar isso em prática nesta reta final das férias escolares, entretanto, pode ser um desafio para os pais e responsáveis, uma vez que as crianças estão em casa em tempo integral há algum tempo e com o dia a dia alterado.

Para a psicóloga da Rede SESI Pernambuco Rafaela Souza, entre as atividades que podem estabelecer uma rotina saudável durante esse período estão as brincadeiras e interações sociais. “É importante que a criança esteja em contato com outras crianças, com quem pode interagir durante um passeio ao parque, uma visita ao zoológico. Esses momentos ajudam a treinar e desenvolver habilidades sociais tão importantes para o processo de maturidade socioemocional”, pontua.

O tempo em família também deve ser levado em consideração para uma rotina saudável durante as férias, seja com atividades domésticas ou de lazer. “Podem ser momentos adquiridos com a prática de refeições em família, leituras na hora de dormir ou criando o momento de conversa, no qual se priorizem as trocas sobre como foi o dia”, destaca.

Além das questões sociais, criar um hábito alimentar saudável fora dos dias letivos também é fundamental para as crianças. Nutricionista do SESI Saúde, Lídia Bandeira pontua que, nesse período, a tendência é deixar as crianças mais à vontade. “Normalmente, há um aumento no consumo de fast food, salgadinhos, refrigerantes, doces e, infelizmente, por ser um período de cerca de 30 dias, isso pode trazer impacto para o ganho de peso das crianças”, alerta.

Ela orienta que pais e responsáveis tentem ao máximo manter a rotina, fazendo com que momentos de refeições livres sejam exceções. “Nas férias, acontece muito o caso de pular refeições, pois, estando em casa, a criança acaba acordando mais tarde, então o problema não são apenas os lanches, mas a falta das próprias refeições principais”, aponta Lídia. Para garantir um recesso mais saudável, a especialista sugere que os pais incentivem atividades e brincadeiras que estimulem movimento. “Isso favorece o gasto energético. Para quem tem que ficar com a criança em casa, sugiro tentar estimular a atividade de cozinhar, chamando as crianças para participar, fazendo uma receita diferente. Tudo isso acaba fazendo com que elas criem uma rotina saudável”.

Embora o alerta seja necessário, Lídia garante que o segredo é não exagerar no rigor, fazendo com que a criança também aproveite o momento de férias. “É preciso lembrar que criança é criança e a privação em excesso também é prejudicial. Não vai ser a pipoca com refrigerante no cinema que vai estragar o bom hábito alimentar dela”.