EJA: Quando a educação transforma vidas

Quarenta anos após largar os estudos, a recifense Marcilene Freire voltou à sala de aula e finalizou o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos do SESI-PE. Programa está com inscrições abertas

Aos 58 anos, Marcilene Freire decidiu voltar a estudar e finalizar o Ensino Médio. Embora fosse um sonho antigo, retornar à sala de aula não foi tão fácil assim. “Eu já tinha dado como perdido, que não conseguiria, principalmente, pela minha vida”, conta. Após a insistência da filha, ela se matriculou na Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE), programa destinado para quem não completou os estudos no período correto e chegou na vida adulta sem a formação básica. A rotina era cansativa para Marcilene, que decidiu retomar os estudos após muito tempo afastada da escola, mais precisamente 40 anos depois.
“Eu dizia aos meus professores que ia desistir porque não estava conseguindo estudar direito, mas eles sempre me incentivaram, diziam que eu conseguiria. Então, fui estudando, pesquisando, procurando sempre saber o que não entendia. Hoje, vejo que a EJA é uma grande oportunidade de, lá na frente, ter uma chance de ser um profissional qualificado. É através do estudo que a gente consegue alguma coisa nessa vida”, conta Marcilene, que recebeu seu diploma em março deste ano.
Agora, após realizar o sonho de finalizar o Ensino Médio, Marcilene já tem um novo sonho: cursar o Ensino Superior. “A EJA me abriu novos horizontes, caminhos e oportunidades. Atualmente, me sinto mais capacitada para o comércio, concursos, para o mercado de trabalho, empregos que exigem no mínimo esse grau de instrução. Hoje, vejo que é só querer mudar e abraçar a oportunidade com força. E, claro, nunca desistir de ser melhor”.

INSCRIÇÕES ABERTAS – O SESI-PE está ofertando 200 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA). As inscrições vão até o dia 28 de julho, e podem ser realizadas em qualquer unidade de forma presencial ou pelo e-mail matriculaeja@sistemafiepe.org.br. As turmas terão início no próximo mês de setembro e as aulas poderão ocorrer de forma online ou semipresenciais, dependendo da unidade da rede SESI de Educação. Além de concluir os estudos, o programa permite que o estudante faça um curso de qualificação profissional pelo SENAI-PE.
As vagas oferecidas são destinadas para os interessados em cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais, voltada para estudantes a partir de 15 anos, ou a EJA Ensino Médio, para quem tem 18 anos ou mais e tem interesse em concluir os últimos anos da Educação Básica. As aulas acontecerão de duas formas: online (100% EAD) ou semipresencial (80% EAD e 20% presencial). A modalidade semipresencial, no entanto, será oferecida apenas nas unidades do Vasco da Gama e Caruaru, e o estudante precisa comparecer na escola uma vez por semana.
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4; cópia do RG e CPF; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia do comprovante de residência; e histórico escolar original. Mesmo as pessoas que optarem por realizar a inscrição por e-mail ou pelos Correios devem entregar a via original do histórico escolar presencialmente em qualquer unidade do SESI ou na Casa da Indústria, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.