Neoenergia Pernambuco reforça dicas para brincar com pipa de forma segura

Nas ruas de todo o Estado, é muito comum as crianças aproveitarem o tempo livre para brincarem na rua, com os amigos. E uma das principais brincadeiras é empinar pipa. Apesar de ser uma atividade saudável e muito praticada em Pernambuco, é importante atentar-se para os perigos de utilizar o brinquedo perto de fiação elétrica. Pensando na segurança das crianças, a Neoenergia apresenta algumas dicas de como brincar de forma segura, sem risco de choque elétrico.

As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos. O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica.

As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos. Além disso, o uso de adereços metálicos é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.

Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Neoenergia Pernambuco estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A distribuidora também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Só no primeiro semestre de 2023, a Neoenergia Pernambuco registrou 59 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por pipas em todo o Estado. Foram mais de 21 mil pessoas impactadas diretamente pela brincadeira. Para evitar que o fornecimento de energia seja descontinuado e que ocorram acidentes envolvendo a rede de distribuição, é essencial que a população esteja atenta às recomendações de segurança.

Dicas para prevenir acidentes com pipas:

– Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

– Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;

– Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

– Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

– Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Neoenergia Pernambuco estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A distribuidora também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.