Presença de Raquel Lyra reforça projeto da Neoenergia que insere mulheres eletricistas no mercado de trabalho

Evento desta segunda-feira celebrou a formatura de 78 novos eletricistas, sendo 42 mulheres, da Escola de Eletricistas. Os profissionais capacitados pelo projeto estão aptos para atuar em redes de distribuição de energia elétrica em todo o País

Nesta segunda-feira (21), a Neoenergia Pernambuco, em parceria com o SENAI, promoveu a formatura de mais 78 alunos formados na Escola de Eletricistas da companhia. O evento foi realizado no auditório da empresa e contou com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra, do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, da diretora vice-presidente de Regulação Institucional e Sustentabilidade do grupo, Solange Ribeiro, e do diretor-presidente da distribuidora pernambucana, Saulo Cabral. Do total dos formandos, 42 foram mulheres. Todos os profissionais capacitados pelo projeto estão aptos para atuar em redes de distribuição de energia elétrica em todo o País. Desde o lançamento da Escola em Pernambuco, em 2018, já são mais de 1.800 novos eletricistas formados. Desse total, 78% foram contratados pela própria distribuidora.

Na solenidade, Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, reconheceu a iniciativa e reforçou aos formandos a importância de seguir estudando e se capacitando cada vez mais. “A Escola de Eletricistas é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Vimos aqui histórias de profissionais que se formaram no projeto e têm crescido dentro do grupo. A carreira de vocês está apenas começando. Muitos dos nossos eletricistas estão fazendo engenharia e buscam se qualificar cada vez mais. Continuem a estudar. Somos um grupo global e muitos profissionais já saíram daqui para trabalhar nos Estados Unidos, no México, na Austrália. Espero ver todos dentro do grupo Neoenergia em breve“, afirmou Capelastegui.

A Escola de Eletricistas busca estimular a geração de emprego e renda, além de ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo para a equidade de gênero em carreira majoritariamente masculina. Desde 2019, a Neoenergia iniciou a abertura de turmas exclusiva para o público feminino e tem desenvolvido estratégias para inseri-las, seja no quadro de colaboradores próprio, ou mesmo em empresas parceiras. Em Pernambuco, desde o início do projeto, já foram formadas 247 mulheres, tendo sido contratadas mais de 66% das profissionais.

Estamos aqui parabenizando a ação da Neoenergia. É muito importante ter iniciativas que permitam aliar a qualificação profissional e vocação para o mercado, esse é um grande exemplo disso. Tudo que essas pessoas precisam é de oportunidade de aprendizado e de exercer uma profissão que permita melhorar a sua qualidade de vida e das suas famílias“, destacou a governadora Raquel Lyra.

Além da oportunidade de formação e qualificação de mão de obra para o setor elétrico no país, a iniciativa representa a entrada no mercado de trabalho para a população das áreas onde a empresa está presente no serviço de distribuição de energia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).

Lugar de mulher é onde ela quiser. Para essa frase valer de verdade, é necessário oportunidade. E foi isso que tivemos. Para muitas de nós, trabalhar com eletricidade não estava nos planos, mas aqui estamos. Graças a Neoenergia, cada dia temos mais mulheres como eletricistas. Cada um de nós renunciou a algo e agora estamos prontas para começar uma nova história. Por isso, agradecemos à Neoenergia pela oportunidade e por ter acreditado em nós“, afirmou a formanda eletricista Aline Correia.

A Escola de Eletricistas da Neoenergia encerrou suas turmas para o ano de 2023, mas já está planejando o ano de 2024. A expectativa é que pelo menos 15 turmas mistas sejam formadas em todo o Brasil e as inscrições sejam abertas entre o final de 2023 e início de 2024.

Nacional – Desde a sua criação, a Escola de Eletricistas já formou a 5.756 eletricistas, sendo 4.873 homens (3.684 contratados) e 883 mulheres (565 contratadas). As aulas são ministradas pelo Senai, no Nordeste, no Distrito Federal e em parte do estado de São Paulo, que também conta com a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT/ETEC).

O conteúdo é dividido em duas partes, o teórico e o prático, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

A Neoenergia já conta com 3.000 mulheres em sua força de trabalho, em todas as áreas da empresa. Destas, mais de 380 ocupam cargos de liderança dentro da corporação.

Reconhecimento – O projeto da Escola de Eletricistas foi reconhecido como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, que tem como finalidade estimular boas práticas das empresas.