Araripina: Com aumento de incêndios em áreas de vegetação, Prefeitura intensifica fiscalização

Nos últimos meses, a cidade de Araripina tem presenciado um aumento no número de incêndios em áreas de vegetação próximas a residências, gerando preocupação e indignação entre a população.
A prática de atear fogo em matas, além de ser extremamente prejudicial ao meio ambiente, colocando em risco a fauna e a flora local, também pode causar sérias consequências para os moradores das regiões afetadas, desde problemas respiratórios até danos materiais.
A Prefeitura de Araripina, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), alerta que tal prática é considerada crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9.605/98. A legislação prevê punições severas para quem cometer essas infrações, que vão desde multas até detenção, dependendo da gravidade do ato.
Diante deste cenário alarmante, a AMMA tem intensificado suas ações de fiscalização e monitoramento nas regiões mais afetadas e vulneráveis. “Estamos trabalhando para identificar e punir os responsáveis por esses incêndios. Não vamos tolerar atos que coloquem em risco a nossa comunidade e o nosso meio ambiente”, afirmou o engenheiro florestal da AMMA, Rubeni Cunha.
A Prefeitura também solicita a colaboração da população para que denuncie qualquer atividade suspeita ou ato de incêndio que presencie. A união de todos é fundamental para preservar a segurança e o bem-estar da comunidade e do ecossistema local. A natureza é um patrimônio de todos. Cuidar dela é responsabilidade coletiva.