Governadores do Consórcio do Nordeste se solidarizam com Raquel Lyra

Por Rodrigo Rocha/Blogdafolha

Sudene marca presença na posse da nova presidente do Consórcio Nordeste – Divulgação 

O Consórcio do Nordeste divulgou uma nota expressando solidariedade à governadora Raquel Lyra (PSDB), após vazamento de audio contendo ofensas proferidas pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB).

A declaração, assinada pela presidente Fátima Bezerra (RN) e os demais governadores da região, condena veementemente a postura de Álvaro, classificando-a como inaceitável.

“A declaração dada por um parlamentar pernambucano contra a governadora Raquel Lyra é inaceitável. O patriarcado não pode ser naturalizado. Todos temos o dever de combatê-lo duramente em todas as dimensões de nossas vidas, inclusive nos espaços institucionais de poder”, diz um trecho da nota.

Confira a nota na íntegra:

A política brasileira é, tradicionalmente, um território machista, masculino e de misoginia. A maioria dos parlamentares são homens, e os modos de fazer política inspiram-se em valores como força e agressividade.

A declaração dada por um parlamentar pernambucano contra a governadora Raquel Lyra é inaceitável. O patriarcado não pode ser naturalizado. Todos temos o dever de combatê-lo duramente em todas as dimensões de nossas vidas, inclusive nos espaços institucionais de poder.

Atualmente o Brasil tem apenas duas governadoras, ambas de estados nordestinos. Isso é um indicativo do avanço de nossa região nessa luta permanente contra a violência política à qual as mulheres estão expostas.

Cientes disso, nós, governadoras e governadores do Nordeste do Brasil, prestamos nossa solidariedade à governadora de Pernambuco Raquel Lyra, manifestando nosso compromisso com a sua luta contra essa violência sofrida por ela e tantas outras mulheres comprometidas com a reconstrução da democracia brasileira.